Acerca de

BIOFEEDBACK 

CARDIOVASCULAR

O biofeedback é considerado uma técnica de autocontrole de respostas fisiológicas, conseguido a partir da retroalimentação recebida pelo sujeito em treinamento de uma função fisiológica, que se pretende colocar sob o controle voluntário.

Trata-se, portanto, de um procedimento para “modificar" uma resposta fisiológica em função da informação que se tem de como esta varia.

Chramber priquiatra francês, trás relação do sistema nervoso autônomo, nervo vago que é o 10º nervo craniano que  liga o coração ao cérebro.

Através dessa via parassimpática que nós podemos nos auto equilibrar.

Mostra 2 estados :

  1. Estado de Caos, quando o coração se adapta de forma muito irregular , de forma aleatória.

  2.  Estado de  coerência cardíaca, uma adaptação do coração que se dá por exercícios que equilibram o sistema nervoso autônomo, que manda um feedback para o sistema límbico (emoções), fazendo com que a pessoa fique tranquila.

Esse batimento cardíaco se transforma de um estado de estresse, para um estado de harmonia, estado psíquico somático. O que monitora é o aparelho.

 

As emoções são manifestas no físico pelo SNS. Depois essas emoções sobem para parte cortical do cérebro onde é interpretada como sentimento através de exercícios de respiração.

 

Em coerência cardíaca há mudanças nas ondas cerebrais, aumenta atividades nas ondas alfa e teta, promovendo estado de harmonia das frequências cerebrais e coerência cardíaca que se traduz em relaxamento e estado emocional equilibrado e prazeroso.

 

O Biofeedback transforma reações emocionais subjetivas em observações e interações objetivas através de aplicativos que comprovam a leitura dos batimentos cardíacos  em tempo real.

Variabilidade de Frequencia Cardíaca: é a medida do tempo entre dois batimentos cardíacos consecutivos, ou seja, é a medida do tempo transcorrido entre dois intervalos R-R consecutivos este intervalo não é constante, correndo variações no intervalo de temo R-R. quanto mais variação tiver, melhor, maior será a variabilidade, pouca variação, baixa variabilidade cardíaca.

 

O Intervalo RR ou Ciclo RR. é o intervalo entre duas ondas R. Corresponde a frequência de despolarização ventricular, ou simplesmente frequência ventricular.

 

Nas frequências cardíacas baixas, há mais tempo entre os batimentos, permitindo uma variabilidade maior.​

 

A frequência cardíaca alta, tem menos tempo entre os batimentos, diminui a variabilidade cardíaca.

 

Coerência cardíaca: estado psicofisiológico, onde a FC(frequencia cardíaca) ,PA (pressão arterial) e FR (frequência) se mostram em perfeita sincronia, arrastando outras funções cíclicas do organismo, como o sistema endócrino e o neuroimunológico.

 

Coerência cardíaca, representa basicamente em  sentimentos e pensamentos (tomada de decisão) atuando na mesma sintonia, na mesma linha de funcionamento, e a linha resultante seria otimizada.

16295196_10210256260314739_1280267359_n-550x380.png
treinamentos1.jpg

O TRATAMENTO

O aparelho analisa o intervalo de tempo dos batimentos cardíacos.
As pessoas com problemas físicos e emocionais tem dificuldade de equilibrar esse batimentos 
e o aparelho é um dispositivo que mostra como está o batimento cardíaco e o que é mais importente, como está essa variação. 

 

O treinamento proporciona equilibrar essa variação com aplicativos no computador.


O sistema neurvoso autonomo (simpático) fica acelerado em casos de pessoas que não tem controle de impulso, insonia, pensamento acelerado, ansiedade, estresse, panico, estresse pós traumático,depressão, problemas de asma e cardíacos.


O aparelho faz a análise e ensina a equilibrar  esse estado de equilibrio que é conhecido como coerencia cardíaca e quando atinge a coerencia cardiaca, os batimentos cardicos que era irregular, a onda torna-se uma senoidal perfeita, representada no munitor.

 

 

É um treino de autorregulação fisiológica e emocional que acessa o sistema nervoso simpático e párasimpático atraves da respiração em ressonancia cardiovascular por meio da frequencia certa, regulada pelo aparelho e que faz com que o coração acompanhe essa frequencia, proporcionando um ganho extraordinário de saude mental e fisiológica. 

Indicações:

  • Transtorno de Ansiedade

  • Distúrbio do Sono

  • Depressão

  • Estresse

  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

  • Transtorno do Espectro Altista (TEA)

  • Esquizofrenia

  • Transtorno Bipolar

historico.jpg